Destaque   AE PRO

  Postado em 20 de julho de 2017



Tem sido recorrente em nossas análises falarmos sobre o que pode recolocar a economia nos trilhos do crescimento. Mas não se trata de crescer a qualquer custo. Estamos falando de um crescimento sustentável, de longo prazo, com ganhos para todos, empresários e trabalhadores.

Para nós, duas coisas são fundamentais: 

  1. Investimentos;
  2. Recomposição institucional.

Do lado dos investimentos, a lógica é a seguinte: quando as empresas investem, isso amplia a capacidade produtiva, ativa o setor de bens de capital (máquinas e equipamentos) que utiliza mais mão-de-obra, gerando renda, consumo e ampliando a demanda.

Complementarmente, mesmo quando não há um impacto significativo sobre a indústria de bens de capital, os investimentos, de modo geral, implicam em contratar mais trabalhadores. E a lógica segue a mesma: mais trabalhadores, mais renda, amplia o consumo, a demanda e a economia volta a girar.

Do lado institucional, temos hoje um país atolado em uma crise que nós mesmos criamos. Todos os dias abrimos o jornal e lemos sobre bilhões desviados, sobre milhões para lá, milhões para cá. E isso aprofunda ainda mais a crise, especialmente com a sequência da Lava Jato, que tem escancarado uma série de problemas no meio político e a relação inescrupulosa com algumas grandes empresas nacionais.

Não podemos esquecer também dos escândalos envolvendo o presidente Michel Temer, as pessoas próximas a ele, bem como a condenação do ex-presidente Lula.

De todo modo, essas duas variáveis impedem a retomada do crescimento. 


Quer saber mais sobre os indicadores econômicos que projetamos e como eles podem afetar sua empresa e sua vida? Conheça nossas análises de cenários! Clique aqui e saiba mais. 

Compartilhe isso:

Deseja receber nossas análises semanais? Inscreva-se e participe do Análise Econômica FREE!

* Caso não queria mais participar do Análise Econômica FREE, digite novamente seu nome e e-mail.